Passada as comemorações do centenário na temporada passada, o Cruzeiro tem outra data significativa nesta temporada e que deve servir de inspiração para a camisa deste ano. O uniforme será novamente assinada pela Adidas, que tem contrato com o clube até 2025.
O lançamento do uniforme de 2022 está sendo programado para a primeira quinzena do mês que vem, quando ocorre o clássico com o Atlético e deverá ter a presença de Ronaldo Fenômeno, dono majoritário da SAF. Apesar de os detalhes da camisa ainda serem mantidos em sigilo, a Raposa já deu um indicativo de qual será a inspiração.
A camisa deve remeter aos 80 anos da mudança de nome do clube, de Palestra Itália para Cruzeiro. A aprovação do novo nome aconteceu em 7 de outubro de 1942. Porém, por questões burocráticas, só foi efetivamente usado pela primeira vez em 14 de janeiro de 1943, em uma partida contra o São Cristóvão, do Rio de Janeiro.
Fundado pela colônia de italianos e seus descendentes na capital mineira, o clube inicialmente adotou o nome de Palestra Itália e usava as cores vermelha, verde e branca em alusão a bandeira italiana. Mas, com a 2ª Guerra Mundial, um decreto de 1942 proibiu símbolos e nomes a países do eixo. Desde então, o clube estampou o azul celeste e as cinco estrelas.
Foto: Divulgação/Cruzeiro
Por: Pedro Tanure