Tromba d’água em ribeirão causa alagamentos em bairros e distritos do município; mulher de 51 anos foi arrastada enquanto tentava cruzar ponte
Pelo menos 79 pessoas ficaram desabrigadas e uma mulher de 51 anos morreu em Cataguases, cidade distante 125 quilômetros de Juiz de Fora, após fortes chuvas atingirem o município entre sábado (12) e domingo (13). O temporal causou uma tromba d’água no Ribeirão Meia Pataca, resultando em diversos pontos de alagamento em bairros e distritos da cidade. Em função disso, a Prefeitura de Cataguases instalou abrigos provisórios em escolas municipais para atender às vítimas.
De acordo com a Defesa Civil do município, a chuva concentrada em um curto espaço de tempo fez com que, durante a madrugada de domingo, o nível do ribeirão subisse repentinamente e vários pontos da cidade ficassem alagados. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que, em 48 horas, o município registrou cerca de 70 milímetros de chuvas. A critério de comparação, o acumulado de precipitação corresponde a 40% do esperado para a cidade de Juiz de Fora, durante todo o mês de fevereiro.
Entre os pontos mais atingidos, estão os distritos de Glória e Sereno, além do Bairro Pouso Alegre. Segundo comunicado da Prefeitura, servidores chegaram a se dirigir a algumas regiões para alertar pessoas que residem em áreas de risco sobre a possibilidade de enchente. “Temos, como prioridade, neste domingo, atender a essas pessoas atingidas, prover a elas segurança e alimentação”, disse, em comunicado veiculado pelas redes sociais do Município, o prefeito José Henriques (MDB). “Começamos o trabalho de recuperação dessas famílias e atendimento a elas. Alguns pontos da cidade já estão sendo limpos e liberados por conta emergencial de estabilidade do tráfego”, relatou o chefe do Executivo.
Na noite de domingo, a Defesa Civil de Cataguases orientou que a população que mora próximo ao Ribeirão Meia Pataca continue em alerta e não retorne às residências. Já na manhã desta segunda-feira (14), a Defesa informou que o nível do Rio Pomba alcançou 5,10 metros às 8h30, o que deixa a cidade em alerta. “Pedimos à população ribeirinha deste rio que retirem seus pertences e se mantenham em segurança”, afirma o comunicado. O órgão ainda diz ter equipes em campo nas regiões atingidas e naquelas com risco de alagamentos.
A Defesa ainda orienta que a população fique atenta às encostas e, em caso de ameaça, entre em contato pelo número 3429-2590, que também funciona como WhatsApp, ou pelos telefones 3429-2638 e 199, ou pelo Corpo de Bombeiros, no 193.
O prefeito José Henriques, por sua vez, ainda pediu apoio da comunidade na arrecadação de doações para atender aos atingidos pelas chuvas. “Peço a todos vocês que, sensibilizados com essa situação de Cataguases, busquem a Secretaria de Desenvolvimento Social e façam as doações do que entenderem por bem”.
Vítima fatal
Também pelas redes sociais, a Prefeitura de Cataguases informou o falecimento de Lucimar da Silva Pinto, de 52 anos, relacionado às chuvas. Segundo o Executivo, ela conduzia um veículo por uma estrada vicinal na região de Joaquim Vieira, próximo ao distrito de Sereno, quando o carro foi arrastado pela água. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher ainda teria abandonado o veículo e tentado seguir a pé, mas não teve sucesso. A Prefeitura lamentou a morte.
Fortes chuvas
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 48 horas choveu 70 milímetros em Cataguases. A critério de comparação, o acumulado de precipitação corresponde a 40% do esperado para a cidade de Juiz de Fora durante todo o mês de fevereiro.
As informações são do portal Tribuna de Minas – Associada Amirt