O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas aqui.
Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico. Pode chegar a mais de 30 mil Ampères, com potência capaz de percorrer 5 km de distância.
Para o coordenador do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Osmar Pinto Junior, a localização do Brasil favorece a quantidade de descargas elétricas que recebe.
Em viagem para pescar com amigos, em Rondônia, o corretor de imóveis Fabricio Teixeira foi atingido por um raio e conta como foi.
Leandro Reis também foi atingido por uma descarga elétrica em uma área rural, durante uma tempestade. Por sorte, ele sofreu apenas pequenas lesões.
Em uma projeção feita pelo Inpe, entre os anos de 2081 e 2100, o Brasil deverá aumentar de 70 para 100 milhões a ocorrência de raios ao ano e se manter na liderança mundial de descargas elétricas, com a região norte no topo da lista do país.
As informações são da Agência Brasil.
Foto ilustrativa: Pixabay