Mais de 140 cidades mineiras estão em situação de emergência devido às chuvas

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou nesta segunda-feira (10) um balanço do período chuvoso. Conforme os dados, 145 municípios decretaram situação de emergência.

Além disso, desde o início do período de chuva, nove pessoas perderam a vida no Estado. Os óbitos foram registrados em Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas. Pescador, Montes Claros, Betim, Belo Horizonte e Dores de Guanhães.

O levantamento ainda aponta que 3.409 pessoas estão desabrigadas e 13.734 desalojadas.

Ocorrências de destaque 

Nova Lima

No último sábado (8), no Dique Lisa, da Mina Pau Branco, pertencente a empresa Vallourec, em decorrência das chuvas excessivas dos últimos dias houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique, que fica próximo à BR 040, ocasionando o transbordamento. O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. Importante esclarecer, ainda, que o maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura.

Capitólio

Um desprendimento de uma placa rochosa atingiu quatro lanchas em uma área turística no município. Aproximadamente 34 pessoas foram atingidas, destas 10 vieram a óbito. Bombeiros Militares seguem nas buscas por desaparecidos.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, uma mulher de 42 anos morreu soterrada em decorrência do desabamento de sua residência, na manhã desse domingo (9), no bairro Vila São João Batista. A vítima foi retirada dos escombros pelo Corpo de Bombeiros e o óbito confirmado por uma unidade de suporte avançado do SAMU.

Dores de Guanhães

Nesse domingo (9), por voltas das 19h, devido às fortes chuvas que caem na região de Dores de Guanhães, houve o escorregamento de um talude, próximo ao PSF, no Centro da cidade, sobre um conjunto de residências. No local, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais socorreram quatro pessoas que foram conduzidas para o hospital do município. Um óbito foi confirmado. Há relatos de mais pessoas soterradas, mas até o momento não localizadas. A Defesa Civil Municipal acompanha a ocorrência prestando os apoios necessários.

Clique aqui para conferir o boletim completo da Defesa Civil. 

Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros

Pesquisar