A Usiminas informou que irá paralisar temporariamente a controlada Musa, na região de Itatiaiuçu, na região Central de Minas Gerais, devido às fortes chuvas que estão “expressivamente superiores à média histórica”.
Conforme o comunicado,a empresa só retomará as atividades “quado as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral.”
Entretanto, a Usiminas garantiu que a paralisação não afetará o fornecimento de matéria prima, visto que irão utilizar estoques da própria Musa.
Vale lembrar que, no último sábado (8), a Musa acionou o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração (PAEBM) para sua Barragem Central, desativada desde 2014.
O nível 1 é o estado inicial de alerta, ou seja, não representa comprometimento dos fatores de segurança da barragem e não requer a retirada de moradores das áreas de risco ou toque de sirenes, apontou a empresa por meio de nota.
Foto: divulgação/Usiminas