A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de 240 pares de tênis e 12 mil pares de chinelos falsificados nessa quarta-feira (15) em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A carga foi apreendida durante fiscalização de rotina no km 766 da BR-040.
Foi dada ordem de parada ao veículo e, durante vistoria à carga, a equipe encontrou diversas caixas de calçados de marcas conhecidas em caixas de papelão e sacolas. Em conversa com os policiais, o condutor informou que uma parte dos calçados foi adquirida de industriais em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, e outra parte foi produzida por sua empresa.
Os 240 pares de tênis e 12.000 pares de chinelos eram transportados desacompanhados de qualquer documentação fiscal comprobatória de origem e licitude. Questionado sobre a licitude dos produtos, o condutor afirmou que parte da mercadoria era de fabricação local, mas outra parte apresentava símbolos de marcas conhecidas, protegidas por patente, mas que eram impressas nos produtos a fim de dar-lhes maior valor.
A mercadoria estava sendo levada para feirões de vestuários na cidade de Duque de Caxias (RJ). A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Juiz de Fora.