De acordo com o Corpo de Bombeiros, a barragem não rompeu, mas a água chegou a entornar pelas bordas
Moradores de áreas ribeirinhas da barragem de Crisólita, no Vale do Mucuri, foram evacuados preventivamente pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) após o nível da água subir na madrugada deste sábado (11). O local segue sendo monitorado pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que destacou que a barragem não rompeu, porém a água entornou pelas bordas.
Os militares também explicaram que a água está jorrando com força porque o local está muito cheio e as comportas não estão totalmente abertas. Mas, apesar disso, a água não provoca inundação no município, pois espalha pelos arredores do vale.
Segundo a corporação, moradores foram deslocados para casa de parentes pelos bombeiros, Polícia Militar (PM) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Além disso, a prefeitura da cidade está providenciando almoço para os interessados.
Chuva
A Defesa Civil explicou que o excesso de chuva ocorrida na região fez com que a água passasse por cima do talude da barragem. “Existe um vertedouro, mas ele não deu conta de verter essa água, que acabou atingindo um lado para peixes que foi construído ao lado dessa barragem. Uma parte da lateral desse lado acabou cedendo e a água vazou, mas não atingiu nenhuma casa”, afirmou a tenente-coronel Gracielle Rodrigues Santos.
O órgão também enfatizou que retirou famílias que moram perto da barragem e fez marcações no rio para acompanhar o volume da água. A Defesa Civil disse ainda que o nível da água abaixou e que o local continua sendo monitorado.
As informações são da Rádio Itatiaia, associada Amirt.
Foto: Corpo de Bombeiros/divulgação