Há 15 dias, o publicitário Ailton Costa Júnior foi vítima de uma falsa vaga de trabalho. Ele relata que precisou ser avaliado em uma determinada empresa sem remuneração pelo serviço prestado.
A exemplo do Ailton, milhares de outras pessoas já caíram no golpe do primeiro emprego. A dica dos especialistas é que, diante de promessas de contratação imediata ou até mesmo pagamento de alguma taxa pra garantir a vaga, sempre desconfie. No desespero de alcançar a tão sonhada vaga, principalmente em um cenário de crise econômica, os candidatos ao primeiro emprego têm se tornando cada vez mais alvos fáceis a esse tipo de armadilha, como destaca o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Bahia, Wladimir Martins.
Para não cair nas garras dos golpistas, o especialista alerta também para informações no preenchimento do currículo e a importância da denúncia aos órgãos competentes, para evitar outros casos.
Denuncie se você foi vítima de uma falsa vaga de emprego no Procon ou na própria delegacia de polícia, dando queixa do processo.