Até então, o intervalo entre as doses do imunizante era de oito semanas
O governo de Minas Gerais anunciou a redução para 21 dias do intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer contra Covid-19, que até então era de oito semanas. A mudança foi anunciada nesta sexta-feira (19), mas deve ser executada após deliberação que será publicada neste sábado (20).
De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-MG, Janaina Passos, o objetivo da medida é acelerar a vacinação dos mineiros, aumentando a quantidade de pessoas com esquema vacinal completo. Em nota, ela relatou que dessa forma será possível reduzir os índices de transmissão da doença e as internações, principalmente os casos graves.
Além disso, a nova deliberação oficializa que todas as pessoas maiores de 18 anos receberão a terceira dose. O reforço será aplicado cinco meses após o recebimento da segunda dose e, como foi orientado pelo Ministério da Saúde, dependerá da chegada dos imunizantes. Vale lembrar que pessoas com imunosupressão seguem tomando a terceira dose 28 dias após a segunda.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, 72,47% dos mineiros com idade acima de 12 anos já estão com a cobertura vacinal completa. Além disso, 1.467.896 cidadãos já foram contemplados com a dose de reforço.
A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não revelou se reduzirá o prazo da segunda dose da vacina da Pfizer.