O número de registro de nascimento no Brasil vem diminuindo. Em 2020, em plena pandemia de covid, foram quase 2.680.992 nascimentos, o que representa uma queda de 4,7%, ou 209.226 nascimentos a menos na comparação com 2019.
De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo IBGE, houve diminuição dos números em todas as regiões brasileiras – sendo maior no Norte e no Nordeste do País. Entre as unidades da federação, o Amapá apresentou a maior queda nos nascimentos, com indicador de -14,1%.
Segundo a pesquisadora Klívia de Oliveira, gerente das Estatísticas do Registro Civil do instituto responsável pela pesquisa, o número de óbitos cresceu no país. O maior aumento, 16,7%, foi entre os homens, frente a 13,7% entre as mulheres. A maior parte dos óbitos foi na faixa dos 60 anos ou mais.
O levantamento do IBGE mostra ainda que, no ano passado, também houve queda no número de registro de casamentos, tanto entre pessoas de sexos diferentes como do mesmo sexo. Foram cerca de um 1,025 milhão em 2019, frente pouco mais de 757 mil em 2020, o que representa uma redução em torno de 26%. O movimento de queda vem sendo observado anualmente desde 2016, mas em 2020 essa variável foi afetada pelo isolamento social, em decorrência da pandemia. O número de casamentos registrados em cartório recuou em todas as regiões, com mais intensidade no Nordeste, seguido do Centro-Oeste e do Sudeste.
A sondagem Estatísticas do Registro Civil no Brasil, relativa a 2020, é resultado de informações prestadas pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos de Notas de todo o País.
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto ilustrativa: Pixabay