Covid-19: Fiocruz recebe nova remessa de IFA para produção de vacina

Serão produzidas 5,6 milhões de doses de vacinas

A Fiocruz recebeu mais uma remessa do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, em quantidade suficiente para a produção de 5,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O desembarque do lote, que veio da China, aconteceu na manhã desse domingo (24), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. 

Além desse quantitativo, a Fiocruz informou que já tem 15 milhões de doses em controle de qualidade, para liberação, e mais uma leva em diferentes estágios de produção.

Ainda de acordo com a Fundação, a nova remessa de IFA vai garantir entregas semanais ininterruptas de vacina ao Programa Nacional de Imunizações, até a terceira semana de novembro. A última transferência de imunizante feita pela Fiocruz ao Ministério da Saúde foi na última quarta-feira (20), um total de 2,1 milhões de doses. Ao todo, a Fiocruz já repassou ao programa 113,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca.

E, já estão em análise nos Estados Unidos, dois lotes de pré-validação de IFA produzido no Brasil, e encaminhado pela Fiocruz para controle de qualidade externo. O processo de testagem realizado nos laboratórios norte-americanos é complexo. Ele envolve 14 etapas, sendo a mais longa delas com duração de 56 dias. Antes de seguir para os Estados Unidos, os lotes foram aprovados em todos os testes internos de qualidade da Fundação Oswaldo Cruz.

A produção do IFA nacional teve início em julho e também seguiu diferentes etapas, com um rígido controle de qualidade. Ao todo, são mais de 80 testagens ao longo do processo de fabricação do insumo. A previsão é que a Fiocruz encaminhe, já em novembro, o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para novo registro da vacina AstraZeneca tendo como base o ingrediente ativo produzido em solo brasileiro.

As informações são da Radioagência Nacional. 

 

Pesquisar