O próximo encontro do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, será nos dias 30 e 31, em Roma, capital da Itália. O Brasil vai tratar como prioridades temas nas áreas da saúde, tecnologia, produção de energia e meio ambiente.
O secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Sarquis José Sarquis, informou que serão tratados assuntos sobre economia e saúde global, mudanças do clima e desenvolvimento sustentável.
Além das reuniões do G20, o presidente Jair Bolsonaro e os ministros vão participar de encontros bilaterais.
O secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, avaliou que o preço do petróleo também deve ser assunto da Cúpula do G20.
O G20 irá antecipar alguns debates previstos para a COP26, a Cúpula sobre Mudanças Climáticas da ONU, marcada para 31 de outubro a 12 de novembro, na cidade de Glasgow, na Escócia.
Nesta sexta-feira, representantes do governo brasileiro e da União Europeia fizeram uma reunião virtual sobre o clima. O chefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Achilles Zaluar, afirmou que a ideia é construir consenso sobre o assunto.
A Cúpula do G20 vai marcar a retomada das reuniões presenciais do grupo. No ano passado, o encontro foi virtual por causa da pandemia de covid-19. Parte da comitiva que representa o Brasil embarca já neste domingo.
As informações são da Radioagência Nacional.
Foto: Agência Brasil