PJF promove curso de capacitação para atendimento a LGBTQIA+

Estão abertas as inscrições para o curso “Sensibilização e Capacitação para Atendimento à População LGBTQIA+”. A capacitação será oferecida de forma gratuita pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O objetivo é preparar pessoas para o atendimento à população LGBTQIA+ de forma mais acolhedora, com escuta ativa aos usuários do serviço público municipal.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição prévia entre quinta-feira (5) e segunda-feira (9), no site da PJF. O primeiro encontro acontece já na próxima terça-feira, com o tema “Identidade de Gênero”, ministrada pela psicóloga, doutoranda em Psicologia pela UFJF, Brune Coelho Brandão.

Os encontros serão abertos a todos que possuem interesse pelo tema e serão realizados semanalmente ou quinzenalmente sempre nas terças-feiras, às 19h. A carga horária proposta é de 20 horas, sendo o participante certificado a partir de 75% de frequência. A certificação do público em geral será emitida pela SEDH e a dos servidores da PJF expedida pela Escola de Governo.

Cronograma de capacitação

Ao todo serão dez encontros, que contarão com mediações de profissionais de referência na área. No primeiro, o grupo trata do tema “Identidade de Gênero”, com a mediação de Brune Coelho Brandão. No segundo, sobre “Orientação Sexual e Afetiva”, com a mediação de Rosângela Pereira Gonzaga do Carmo. Já no terceiro encontro serão tratadas a cultura e as políticas públicas para LGBTQIA+, com Marco José Duarte.

Dando sequência, o quarto encontro será “Conhecendo os documentos legais voltados ao atendimento ao público da população LGBTQIA+”, com Julio Mota de Oliveira.  No quinto encontro, o grupo falará sobre “Trabalho e Renda” com Gustavo Bernardes. Ainda serão definidos mediadores para o sexto e o sétimo encontros que falarão, respectivamente, sobre “Direito à Educação” e “Corpo e a Saúde”.

No oitavo encontro será tratado “O serviço de acolhimento aos usuários LGBTQIA+”, com a mediação de Dandara Felícia, que também media, ao lado de Brune Coelho Brandão, o nono encontro, sobre “Nome Social”. O décimo e último encontro do grupo consistirá em fechamento, avaliação e construção de propostas para políticas públicas, cujo mediador ainda será definido.

A iniciativa é promovida pelo Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH) da SEDH, em parceria com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH), através da certificação da Escola de Governo para os servidores inscritos e conta, ainda, com o apoio do Centro de Referência LGBTQI+ da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta do Plano Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ (GT LGBTQIA+).

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar