Teve início na noite da última quarta-feira, 28/07, uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, para atender as pessoas em situação de rua por conta de um alerta de frio intenso na região. Há mais de uma semana os órgãos nacionais e estaduais de meteorologia já vêm alertando sobre uma frente fria para os próximos dias, que também deverá atingir a cidade de Manhuaçu.
A “força-tarefa” reuniu-se no início da noite próximo à matriz de São Lourenço, de onde saiu para a missão de percorrer locais comumente utilizados pelas pessoas em estado vulnerabilidade e que servem de abrigo no período noturno. Servidores do CREAS – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social e dois bombeiros militares atuaram em várias frentes. “Nossa primeira abordagem é no sentido de convencer essas pessoas em situação de rua de que estão em risco e depois oferecer a estrutura do Albergue para que possam se abrigar” – explicou Eleni de Jesus, Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social.
A maioria das pessoas abordadas nesse primeiro dia da ação concordaram em buscar abrigo, mas alguns ainda resistiram. “Temos poucos casos de pessoas em situação de rua que não quiseram ir para o abrigo. Mesmo assim buscamos ajuda-los, seja com a entrega de um cobertor ou por meio de outras iniciativas” – destacou Amadeu Brandão, coordenador do CREAS.
A ação vai continuar até a noite desta sexta-feira podendo ter continuidade durante o período em que estão previstas quedas bruscas de temperatura no município.
Informações Prefeitura de Manhuaçu
Postado originalmente por: Manhuaçu News