Dia Mundial do Meio Ambiente: cerca de 300 mudas distribuídas sábado em JF

Dia Mundial do Meio Ambiente
Juiz-foranos que foram ao Parque da Lajinha na manhã deste sábado pegaram mudas ornamentais de hibisco, brasileirinha, dracena, manjericão, trapoeraba, acácia rosa, entre outras (Foto: Fernando Priamo)

A Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) distribuiu na manhã deste sábado (5), no portão de entrada do Parque da Lajinha, cerca de 300 mudas de mudas ornamentais e de espécies nativas, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação foi realizada em parceria com a Cesama, Guarda Municipal, Empav, IEF-Zona da Mata e ONG AMA JF.

Segundo o sub-secretário da Sesmaur, Arthur Valente, foram distribuídas mudas ornamentais de hibisco, brasileirinha, dracena, manjericão, trapoeraba, kalanchoe e acácia rosa. Também foram entregues sementes de ipê amarelo, crotalária e pau-jangada. Ainda de acordo com Arthur, as mudas e sementes foram distribuídas no esquema de drive thru e também para quem foi a pé até a entrada do Parque da Lajinha, sendo que muitos levaram alimentos não perecíveis para doação.

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, acrescenta, não se resumiu à distribuição de mudas. “Estamos distribuindo cartilhas da Cesama sobre consumo racional de água, são revistas em quadrinhos da ‘Turma da Mônica’ sobre saneamento”, diz, lembrando que ainda foram entregues cartilhas da Secretaria de Saúde sobre sintomas e prevenção à Covid-19, enquanto a Guarda Municipal exibiu equipamentos utilizados no resgate de animais.

“É um dia muito importante para a conscientização dos valores ambientais e a necessidade de preservação do meio ambiente, com o estímulo ao plantio de arvores, como cultivar a terra adequadamente, informações sobre o saneamento básico”, destaca Arthur.

Dia Mundial do Meio Ambiente
As mudas e sementes foram distribuídas no esquema de drive thru e também para quem foi a pé até a entrada do Parque da Lajinha (Foto: Fernando Priamo)

Engajada na preservação do meio ambiente

Uma das primeiras pessoas a chegar para pegar mudas foi Lenise de Souza Santos Ciroco, 59 anos. Moradora do Jardim do Sol, ela conta que ficou sabendo do evento por um grupo de WhatsApp e por isso até deixou de ir para a granja que tem com o marido no parque ecológico Enseada, no Bairro Grama, na sexta-feira, para poder pegar algumas mudas. Lenise já estava no portão de entrada do Parque da Lajinha às 8h30 e saiu com duas mudas de dracena e uma de acácia rosa, que foram levadas para granja.

“Achei a iniciativa maravilhosa, inclusive quando a Prefeitura distribuir mais vou mudar meu trajeto de novo (risos)”, diz Lenise, que pretende futuramente se estabelecer com o marido na granja, onde tem uma plantação de produtos orgânicos e faz compostagem. “Nós e outras pessoas somos defensores do meio ambiente e fazemos o possível para preservar a área, que é um lugar belíssimo. Preservar o meio ambiente é bom para tudo, seja saúde, qualidade de vida. As pessoas precisam se conscientizar quanto à importância de defender o meio ambiente.”

Consulta pública: Morro do Cristo em Monumento Natural

Além do evento, a PJF iniciou neste sábado a consulta pública sobre a transformação do Morro do Cristo em Monumento Natural (Mona), categoria de unidade de conservação que tem por objetivo preservar a integridade de um elemento natural único. A população pode se informar sobre a iniciativa – assim como dar sugestões, apresentar dúvidas e questionamentos – até 5 de agosto no link pjf.mg.gov.br/consulta-publica-morro-do-cristo.

O post Dia Mundial do Meio Ambiente: cerca de 300 mudas distribuídas sábado em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar