Blog do Leo Lasmar – Teremos a Copa América do desrespeito e da falta de empatia!

A Copa América, agora marcada para o Brasil, não deveria haver em 2020, porque fere a periodicidade proposta pela Conmebol. Depois de 2007, a ideia era voltar a fazer a competição de quatro em quatro anos. Entendeu-se a exceção de 2016, por ser o ano do Centenário, disputada nos Estados Unidos, um ano depois da edição normal, no Chile.

Então, houve a Copa América do Brasil, em 2019, quatro anos depois do torneio do Chile. Eis que a Conmebol decidiu realizar a Copa América simultaneamente à Euro e inventou a edição de 2020. Já era um absurdo.

Então, veio a pandemia, que deveria levar ao cancelamento, mas se propôs o adiamento, como se a Copa América fosse igual à Euro e à Olimpíada. Entende-se por que se luta até o fim para realizar os Jogos em Tóquio. A situação na Ásia é diferente da América do Sul. Também há compromissos muito grandes na realização da maior competição poliesportiva do planeta.

A Conmebol tentou copiar a Euro e fazer a edição em 2021, na Colômbia e na Argentina. Os colombianos pediram o adiamento, por causa da crise sanitária e política do país. A Conmebol rejeitou. A Argentina deixou claro que, na atual situação da saúde do país, não tem condição de realizar a Copa América. Motivo mais do que justo para o cancelamento.

Eis que se tira da cartola o Brasil… A média móvel de mortes por dia ainda é de 1800. Houve 950 óbitos no domingo, pela razão óbvia de que os números do final de semana são subestimados. A terça-feira é sempre o dia da notícia trágica.

Rogério Caboclo segue numa sequência de factoides, como se pretendesse tirar o foco da crise que se abateu sobre sua própria cabeça. No fim de semana, confirma-se a constrangedora notícia de que Muricy Ramalho foi convidado para ser parte da comissão técnica de Tite. Na segunda-feira, a Conmebol agradece ao governo Jair Bolsonaro e à CBF por receber a Copa América.

É um desrespeito à saúde, ao esporte, à tradição do futebol brasileiro, à imagem do país no exterior e até ao campeonato que a CBF organiza. O Brasileirão ocupa os principais estádios e, nem que se leve a Copa América para Cariacica, Gama, Brasília e Goiânia, como na Copa do Mundo sub-17, nem assim se deixará de desrespeitar todos os fatores citados acima.

Muito mais do que a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, disputada em meio às manifestações de junho de 2013, esta aberração merece lançar o movimento “Não vai ter Copa América.”

Por PVC – GE

Imagem de jorono por Pixabay 

 

O post Blog do Leo Lasmar – Teremos a Copa América do desrespeito e da falta de empatia! apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Pesquisar