Ação popular tem ajudado vilarejo a se proteger da pandemia
A Índia, país que tristemente bate repetidas vezes o recorde mundial de número de casos diários de Covid-19, tem sido cenário de momentos dolorosos, sem suprimento de oxigênio e com cremações coletivas. Boa parte da população está abandonando os centros urbanos mais afetados, em um êxodo que pode provocar ainda mais a disseminação do coronavírus, que já matou mais de 202 mil pessoas no país.
Um lugar, porém, mantém-se intocável pela pandemia. Trata-se do vilarejo de Chikhalar, no estado de Madhya Pradesh, um dos mais devastados pela Covid-19, que não registrou um único caso da doença. A localidade se isolou do restante do país, o segundo mais populoso do planeta. Por trás da iniciativa está um grupo de mulheres que ergueu barricadas e cordões de isolamento e policia as ruas para que os moradores fiquem em casa. Muitas utilizam o próprio véu como máscara anti-Covid.
Armadas de varetas e outros pedaços de pau, as moradoras se assumiram como força da lei e proíbem que pessoas de fora entrem em Chikhalar. Elas também vigiam a rodovia que passa pelo vilarejo, para impedir paradas na localidade. As armas também são usadas para atingir qualquer morador que saia de casa sem autorização.
Foto: Reprodução