Manuel Dallo, um jovem espanhol, construiu um dispositivo para sua avó, de 96 anos, conseguir enviar mensagens a família pelo Telegram.
Para facilitar a experiência de Felisa Romano Martin, moradora de Burgos, o mecanismo utiliza cabos, botões e lembrar bastante os serviços de comunicação das décadas de 60 e 70, a troca de cabos telefônicos para conectar as ligações.
O aparelho, que foi batizado de “vovóqueridagram”, tem vários conectores e um cabo principal. Desta forma, cada conector direciona a mensagem da idosa para um parente diferente da família.
Após escolher para quem irá mandar a mensagem, Felisa aperta um botão e fala próximo ao microfone do dispositivo.
Além disso, a engenhoca conta com uma caixa de som para reproduzir as mensagens de áudio. Já a impressora é responsável pelas mensagens de texto enviadas pela família.
A pandemia de Covid-19 fez com que vários netos de Felisa não conseguissem visitar a avó. Com isso, Dallo explicou que o aparelho é uma forma de aproximar todos.
“Grande parte dos netos vivem foram de Burgos e, por causa das restrições de movimentação causadas pela covid, eles não podem nos visitar. […] [O dispositivo] a empodera e constrói pontes de comunicação dela com o resto dos netos que não têm a sorte de viver perto dela”, disse ao ‘The Verge’.
Para os curiosos, Dallo mostrou todo o processo de construção em seu Twitter.
Hola mundo, te presento el Yayagram! Un dispositivo que ayuda a los más mayores a comunicarse con sus nietas y nietos. ¿Cómo? Abro hilo con los detalles del cacharro! pic.twitter.com/qR4zA6iq4c
— Manu (@mrcatacroquer) April 18, 2021
Uma história inspiradora, né? Empatia é tudo!
Foto: reprodução/Twitter Manuel Dallo