Dentre as ações, a AMIRT reduziu a mensalidade dos associados em 50% e conseguiu renovar o credenciamento com a Cemig
A pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil em março de 2020 e modificou completamente nossas vidas e rotinas. O dia a dia do brasileiro precisou de ajustes rápidos para tentar conter o avanço da doença.
A primeira decisão da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) foi colocar todos os colaboradores em home office, ou seja, trabalho remoto. “Foi uma decisão acertada, pois preservamos a saúde e possíveis contágios”, afirmou Mayrinck Júnior, vice-presidente da associação.
Um dos desafios da AMIRT foi manter a rotina da diretoria. Entretanto, a solução veio com as reuniões virtuais, que tiveram mais participações e foram até mais objetivas. “Como Minas Gerais é do tamanho da França, o deslocamento é caro e demanda tempo”, apontou o vice-presidente.
Para Luciano Pimenta, presidente da AMIRT, além de preocupar com os colaboradores, informar e incentivar os associados diante do atual cenário também foram outros desafios enfrentados pela associação. “Os maiores desafios da AMIRT na pandemia foi primeiro deixar nossos associados informados sobre tudo, cuidar de nossos funcionários.”
Com o período complicado para todos, a associação decidiu reduzir as mensalidades, oferecendo 50% de desconto. “A redução das mensalidades foi encarada como uma pequena ajuda financeira aos associados para eles sentiram que o sacrifício era de todos. Tivemos que entrar nas nossas reservas para podermos manter o bom funcionamento da nossa AMIRT”, destacou o presidente.
Mesmo com um cenário muito difícil, a AMIRT continuou em busca de melhorias para os associados, visto que a parceria com a Cemig foi renovada até 2023. “Neste momento de indefinições, devido à pandemia, é uma ferramenta colocada à disposição de todos filiados da AMIRT e uma ótima relação custo benefício para nosso parceiro Cemig”, garantiu Mayrinck.
Luciano relatou que o processo para renovação foi longo e doloroso. “Foi um processo longo e doloroso a renovação. Mas, depois de seis meses de enorme luta minha, do meu vice-presidente executivo, Mayrinck Júnior, e da incansável Lilian e Wesley, vencemos.”
Outra conquista da AMIRT foi o projeto com o Sebrae, o ‘Comunica Minas’, que envolveu 20 TVs Educativas e 40 rádios. “Hoje é o maior projeto a nível do Brasil, teremos a maior e melhor radiografia já produzida para o meio. Para nossa alegria, Minas Gerais foi a escolhida. Eu participei de várias rodadas e pude comprovar a riqueza das informações coletadas e que está sendo processada por profissionais de nível nacional, temos de agradecer ao Sebrae na pessoa de seu presidente Carlos Meles esta iniciativa para mostrar e valorizar o rádio e a TV Educativa de Minas”, destacou o vice-presidente.
Apesar de vários pontos positivos durante o pior cenário já vivido pelo Brasil, a AMIRT precisou enfrentar diversas perdas de companheiros da radiodifusão em decorrência da Covid-19. “As perdas foram muito dolorosas para todos nós. Por isso, renovo o pedido de uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos. Temos que preservar vidas”, ressaltou Luciano Pimenta.
O vice-presidente também alertou sobre as principais atitudes para enfrentarmos o coronavírus. “Nesta pandemia, nós não temos remédios disponíveis e só temos três atitudes que podemos tomar: distanciamento social, higiene e uso de máscara.”
Mayrinck ainda completou relatando seus sentimentos diante das perdas. “Infelizmente, tivemos muitas perdas na radiodifusão mineira, perdas irreparáveis para o meio e uma dor sem tamanho para os seus e os que militavam junto com eles. Todos tivemos perdas e é uma dor e uma saudade que teremos de conviver. Sei que vai terminar este pesadelo, mas até lá, vamos nos cuidar e cuidar de quem amamos.”