Nova remessa de vacinas contra o coronavírus chega no Aeroporto da Serrinha

A quinta remessa de vacinas contra o coronavírus chegou, na manhã desta sexta-feira (5), no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora. A nova carga contém 12.620 doses da Coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que irão abastecer os municípios que abrangem a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF). No mesmo voo também foram entregues os imunizantes que serão repassados para as unidades regionais de Ubá, Barbacena, São João del-Rei e Leopoldina.

De acordo com a SRS, a distribuição das novas doses será realizada na próxima segunda-feira (8), por meio de oito trechos que serão divulgados ao longo do dia. A previsão é que a entrega aos municípios comece às 8h e termine durante a tarde. “Até o momento, todas as remessas enviadas foram com segurança e sem intercorrências, garantindo, principalmente, a qualidade dos imunobiológicos”, complementa a unidade, que conta com o apoio de escolta policial nas entregas.

Ao modelo do que já havia acontecido com as remessas anteriores, em um primeiro momento a SRS-JF entrega apenas a quantidade de doses suficientes para a primeira aplicação do imunizante. Em até dez dias após a distribuição da primeira dose, a Regional repassa a segunda metade das dosagens para os municípios.

Distribuição das doses que chegaram nesta sexta, conforme a SRS, deve começar na próxima segunda (Foto: Divulgação/SRS-JF)

Recebimento à conta-gotas

Até a última atualização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), 21.522 pessoas haviam sido imunizadas na cidade. Cerca de um mês e meio após começar a campanha de imunização contra o coronavírus em Juiz de Fora, o número de doses recebidas até o momento permite vacinar idosos com 85 anos ou mais, além de contemplar os profissionais da saúde com 50 anos ou mais, que estejam ativos, chegando a 81% dos trabalhadores da saúde da cidade imunizados.

A lentidão na vacinação acontece em todo o país, se refletindo também na macrorregião de Juiz de Fora, que até agora vacinou 3,7% da população. Ao todo, o estado recebeu 1.813.780 unidades dos imunizantes do Butantan e da AstraZeneca. Como as vacinas necessitam da aplicação de duas doses, o contingente atual é suficiente para imunizar, com as duas dosagens, 906.890 pessoas no estado. Até o momento, apenas 607.430 pessoas receberam ao menos uma das doses de vacina contra o coronavírus em Minas Gerais.

Transcorridos 47 dias desde a primeira pessoa ser vacinada no estado, Minas Gerais atualmente tem média aproximada de 12.924 pessoas imunizadas ao dia. Tendo em vista que Minas possui a população estimada em 21 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados em 2020, seguindo o ritmo atual, a vacinação atingiria 100% da população mineira apenas em meados de julho de 2024.

O post Nova remessa de vacinas contra o coronavírus chega no Aeroporto da Serrinha apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar