Em algumas cidades, o dinheiro que seria investido no Carnaval será aplicado na saúde
Para evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19, o Carnaval 2021 foi cancelado em diversas cidades do Centro-Oeste mineiro. Por conta da pandemia, as prefeituras de Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Carmo do Cajuru, Lagoa da Prata, Arcos, Pará de Minas, Formiga, Capitólio e Pompéu, cancelaram a folia deste ano.
O levantamento e o contato com as cidades foram feitos pelo Portal G1. Em algumas, os recursos que seriam utilizados para fazer o carnaval serão destinados a área da saúde.
Divinópolis
Em Divinópolis, o pré-carnaval é mais tradicional. A Prefeitura da cidade não tem costume de fazer festa de carnaval. Os blocos, desfiles e trios do pré, conta com o apoio da Prefeitura, mas não são financiados pelo Executivo.
Este ano não será diferente, o órgão decretou que não haverá evento. Além disso, o famoso Bloco do Cléo, que reúne milhares de foliões na cidade, também foi cancelado.
Itapecerica
Em Itapecerica, a Prefeitura também anunciou o cancelamento da folia de 2021. A assessoria da cidade ainda disse que os recursos que seriam utilizados para a realização do Carnaval serão aplicados na saúde e no combate à Covid-19.
A festa em Itapecerica é tradição em toda a região, mas, este ano, os blocos Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balaco Baku e Só a Nata não irão desfilar.
Carmo do Cajuru
Em Carmo do Cajuru, o Carnaval também foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas, na cidade, a Prefeitura pensa em uma nova data para realizar o evento.
Na última semana, Carmo do Cajuru determinou a suspensão dos pontos facultativos dos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, quando seria realizado o carnaval. A decisão foi tomada para impedir a propagação da doença no município.
Arcos, Capitólio, Itaúna e Pará de Minas
Em Arcos, Capitólio, Itaúna e Pará de Minas, as autoridades também anunciaram o cancelamento do Carnaval 2021 para que não haja propagação da doença.
Formiga
A Prefeitura de Formiga decretou ponto facultativo no dia 15 de fevereiro, mas também cancelou o evento. De acordo com o órgão, um decreto ativo desde o início da pandemia proíbe a realização de eventos e atividades públicas e privadas que geram aglomerações.
Lagoa da Prata
A tradicional festa de carnaval também foi cancelada em Lagoa da Prata. A Prefeitura da cidade informou que o dinheiro que seria aplicado na folia e em outros eventos que foram cancelados vai ser investido em obras turísticas culturais na cidade.
Pompéu
Em Pompéu, o famoso “Carnaval dos Blocos” resgatado no último ano, não acontecerá em 2021. A intenção da Prefeitura era realizar a tradição novamente, mas o cenário da doença na cidade não permite eventos como este.
Foto: Pexels