Uma chuva forte, que teve início por volta das 13h desta quarta-feira (6) e durou cerca de uma hora e meia, causou alagamentos, enxurradas e outras ocorrências em diversas regiões de Juiz de Fora. Vias importantes, como as avenidas dos Andradas, Rio Branco, Itamar Franco e Ibitiguaia ficaram alagadas. Além disso, também houve relatos de chuva de granizo em bairros como Centro, São Mateus e Furtado de Menezes.
Conforme o Inmet, em uma hora e meia, choveu 51,4 milímetros no Campus da UFJF, onde estão instalados os pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, responsável pela medição oficial do órgão na cidade. O volume representa 16% do volume de águas aguardado para todo o mês de janeiro. Já dados da Defesa Civil, levantados pelos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden
Nas redes sociais houve relatos de alagamentos nas ruas Padre Café, no Bairro São Mateus; na Rua Moraes e Castro, no Bairro Alto dos Passos; na esquina das ruas Batista de Oliveira e Floriano Peixoto, no Centro; na Rua Cesário Alvim, no Bairro São Bernardo; na Rua Ambrósio Braga, no Granbery; na Rua Dr. Moacyr Siqueira, no Bairro Jardim do Sol; na Rua Itamar Soares de Oliveira, no Bairro Cascatinha; na Rua Severino Meireles, no Alto dos Passos; entre outros locais.
Ocorrências
A Defesa Civil informou o registro de seis ocorrências, nos bairros Borboleta, São Mateus, Santa Candida, Santa Cecília, Centro e Caiçaras, até por volta das 15h30.
Na Rua Moraes e Castro, uma ambulância também teve que esperar a água abaixar para poder voltar a circular. Conforme a moradora do Bairro Alto dos Passos, Marcia Jurema de Assis Pereira David, que enviou o registro à Tribuna, um paciente estava dentro do veículo.
Postes caídos
A chuva também alterou a rotina de moradores do Bairro Graminha, na Zona Sul de Juiz de Fora. Residentes do local, que preferiram não se identificar, encaminharam fotos à reportagem relatando sobre os estragos em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade ainda por volta das 13h. Segundo eles, a qualquer sinal de precipitação mais forte, o bairro sofre de maneira severa com alagamentos por várias ruas. Nesta quarta, entretanto, não foi diferente. Além disso, a força das água derrubou, pelo menos, um poste e deixou a comunidade sem energia elétrica. Também por conta disso, o tráfego do ônibus que passa pelo bairro na Rua Joaquim Vicente Guedes, ficou impedido de circular.
Segundo o Corpo de Bombeiros, várias solicitações relacionadas a quedas de árvore foram atendidas pela corporação. Por volta das 16h, as equipes trabalhavam na retirada de duas árvores que caíram sobre residências, uma no bairro Costa Carvalho e outra no Linhares.
Não houve vítimas em nenhuma das situações.
Moradores sem energia
Segundo a Cemig, os bairros Carlos Chagas, Esplanada, Fábrica, Monte Castelo, Graminha, Linhares e Granbery também apresentaram problemas no sistema de energia elétrica. O órgão informou que, desde as primeiras ocorrências, as equipes da concessionária estão atuando para restabelecer a normalidade do fornecimento no menor tempo possível. Ao todo, conforme dados da empresa, foram 482 raios atingiram a cidade somente na tarde desta quarta.
Mais chuva
De acordo com boletim emitido pelo Inmet, na tarde desta quarta, as condições atmosféricas seguem favoráveis para ocorrência de tempestades (entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia), acompanhadas de ventos fortes (entre 60 a 90 km/h) e possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas de Minas Gerais, incluindo Zona da Mata, até a manhã desta quinta-feira.
As condições meteorológicas estão relacionadas a áreas de instabilidade geradas pelo transporte de umidade do ar da Amazônia. Para esta quinta, ao longo do dia, o calor e a alta umidade contribuirão para o aumento das nuvens e mais pancadas, com risco de serem localmente fortes em áreas da Zona da Mata.
Somente nos primeiros três dias de janeiro, choveu 36% do total previsto para todo o mês, conforme reportagem publicada pela Tribuna. Segundo balanço da Defesa Civil, a cidade já teve quase 90 ocorrências registradas até esta terça-feira (5) em razão das chuvas.
O post Temporal causa alagamentos e estragos em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora