Dois eventos astronômicos ocorrem nos dias 13 e 14
E para quem gosta de olhar para o céu, os próximos dias serão movimentados. Tem chuva de meteoros e eclipse total do sol.
Neste domingo, dia 13, é a vez de conferir o ápice da chuva de meteoros Geminídeas.
O fenômeno ocorre quando fragmentos de rochas entram na atmosfera do planeta Terra em alta velocidade e são incinerados.
O rastro de luz é também chamado popularmente de ”estrelas cadentes” e é um dos mais esperados espetáculos do ano.
Quer conferir? A dica do doutor em Física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Schappo é montar guarda.
E mal terminou a chuva de meteoros, teremos um eclipse do Sol.
Neste dia 14 é a vez do alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra.
Em países como Argentina e Chile o eclipse será total, mas aqui no Brasil ele será observado de forma parcial. No Sul do país, o encobrimento ficará entre 40% e 60%. Enquanto, no Distrito Federal será de menos de 10%.
Mas, se a dica era montar guarda para a chuva de meteoros, aqui a orientação para a observação do eclipse solar é ”todo cuidado é pouco”
Estes são dois de três eventos astronômicos que fecham 2020 com chave de ouro. O último será no dia 21, o alinhamento dos planetas gigantes: Júpiter e Saturno. Mas, quem quiser, já pode acompanhar essa aproximação.
Segundo Schappo, no horizonte oeste, após o pôr do Sol será possível ver dois pontos que parecem duas estrelas, mas são Júpiter e Saturno.
Bom céu a todos!
*As informações são da Radioagência Nacional.