Medicamento está sob patente e atende 11 mil pacientes
Desde outubro, pacientes com doenças reumatológicas crônicas têm a acesso a mais um medicamento produzido pela Fiocruz graças a um acordo que vai possibilitar transferência de tecnologia.
O laboratório Bio-Manguinhos começou a fornecer o golimumabe, medicamento que ainda está sob patente e é utilizado por 11 mil pacientes em tratamento de artrite reumatóide e espondiloartrites, grupo de doenças como artrite psoriásica e espondilite anquilosante.
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, que afeta as membranas de articulações, como mãos e punhos, e órgãos internos, como pulmões, coração e rins. A artrite psoriásica também é uma inflamação articular, mas que ocorre em algumas pessoas que têm psoríase de pele ou unhas. Já a espondilite anquilosante afeta especialmente as articulações da coluna.
A parceria com a farmacêutica Janssen, detentora da tecnologia do produto, e a Bionovis, formada por uma associação entre quatro laboratórios, prevê a transferência total do conhecimento e tecnologia de produção do golimumabe.
Antes de ser fornecido por Bio-Manguinhos, o medicamento era comprado da Janssen pelo Ministério da Saúde. Com a medida, haverá uma queda gradual do preço.
O tecnologista em Saúde Pública Hugo Defendi, da Divisão de Novos Negócios do Departamento de Relações com o Mercado de Bio-Manguinhos, ressalta as vantagens do medicamento.
Para o tratamento das quatro doenças reumatológicas, Bio-Manguinhos também fornece ao SUS outros dois biofármacos . E também passou a produzir este ano mais um medicamento para tratamento da artrite reumatoide.
*As informações são da Radioagência Nacional.