JF bate recorde de hospitalização e de novos casos de Covid-19 em 24 horas

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atualizado nesta segunda-feira (23) confirmou a morte de mais cinco idosos vítimas da Covid-19. Além disso, foram registradas 274 confirmações da doença em 24 horas e 257 hospitalizações. Ambos os dados marcam recordes de novos casos e de hospitalização, respectivamente, mostrando que o cenário epidemiológico é o mais grave em Juiz de Fora desde março.

Entre as cinco vítimas fatais, uma morreu nesta segunda: um idoso de 84 anos que tinha doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica, glaucoma e era coronariopata. Outros dois idosos faleceram no último domingo (22). Um deles tinha 84 anos e vivia com doença neurológica crônica. O outro tinha 93 anos e tinha histórico de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. O quarto falecimento contabilizado nesta segunda é referente a um homem de 66 anos. Ele tinha imunossupressão, doença renal crônica e era transplantado renal e morreu no sábado (21). A quinta vítima, um idoso de 73 anos, faleceu na sexta (20). Ele tinha diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Com a atualização, a cidade já registra 296 óbitos decorrentes da doença.

No total, 8.707 casos de coronavírus já foram confirmados, 274 novos diagnósticos a mais do que os registrados no domingo. Este é o maior número de confirmações contabilizadas em 24 horas desde o início da pandemia. O recorde anterior ocorreu em 16 de julho, quando 216 diagnósticos positivos foram confirmados no mesmo período.

Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 345 novos registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 29.455 casos suspeitos.

Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a última terça-feira, dos 8.179 casos confirmados, 7.361, cerca de 90%, eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.

Número de internações é o mais alto desde março

Após registrar uma pequena queda no número de hospitalizados em decorrência do coronavírus na última sexta-feira, Juiz de Fora voltou a registrar aumento no número de internações a partir de sábado. Nesta segunda-feira, o município registrou novo recorde de internados desde o início da pandemia, com 257 pacientes internados em “Leitos Covid”. Os dados foram levantados por meio do painel gerencial de dados da Covid-19 da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) às 16h.

Deste total, 92 pacientes ocupavam leitos de cuidados intensivos, e 165 estavam em leitos de enfermaria. No fim da tarde, por volta de 17h45, o número de hospitalizados diminuiu para 254, mesmo número que o recorde anterior, registrado na última quarta-feira (18). Deste total, 165 estavam em leitos de enfermaria e 89 em leitos intensivos.

Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 77,44%. Do total de 297 leitos disponíveis, 230 estavam ocupados, inclusive por pacientes com outras enfermidades que não a Covid-19. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 75,13%.

Em relação aos leitos de enfermaria, 64,01% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.706 equipamentos de enfermaria disponíveis em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 1.092 estavam ocupados na cidade, tanto por pacientes com Covid-19 como afetados por demais enfermidades.
Nesta segunda, o painel indicava que a média de isolamento social nos últimos sete dias era de 48,1%

O post JF bate recorde de hospitalização e de novos casos de Covid-19 em 24 horas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar