Diferentes celebrações e rituais são realizados no mundo todo, uns alegres e outros que remetem à tristeza
Originado no século II e ganhando novos aspectos no decorrer dos anos, o dia 2 de novembro é comemorado de diferentes formas em cada país do mundo. Em alguns lugares, a data traz rituais tristes, mas em outros, celebrações alegres e animadas.
Leia também:
No Brasil, a Igreja Católica trata o segundo dia do penúltimo mês do ano como o Dia dos Fiéis Defuntos, mais conhecido como Dia dos Finados, ou até mesmo, Dia dos Mortos. O nome foi idealizado na Idade Média quando os cristãos rezavam pelos falecidos e visitavam seus túmulos.
Além do Brasil, o Dia dos Finados entrou para o calendário civil de outros diversos países, como México, Espanha, Japão e Austrália, e cada um desses lugares recebe diferentes rituais dos fiéis.
Brasil
Em nosso país, a data é mais comemorada pela Igreja Católica. Os cristãos costumam visitar os cemitérios para colocar velas, flores e fazer orações nos túmulos dos entes queridos. Missas também são celebradas nos locais, mas no decorrer da pandemia da Covid-19, algumas cidades suspenderam a celebração.
México
No México a data é sinônimo de festa e alegria. As pessoas usam fantasias coloridas de caveiras e constroem altares dentro das casas. Além disso, comidas e bebidas são preparadas para comemorar quem já se foi. A intenção dos fiéis do México é relembrar, com orgulho, a memória dos falecidos.
Espanha
A Espanha comemora a data um dia antes do Brasil, dia 1º de novembro. No país europeu, as pessoas costumam viajar para suas cidades de origem, para visitar os túmulos onde estão seus entes. Eles optam por roupas coloridas e vibrantes, com um clima mais festivo.
Além disso, flores e um doce chamado Osso dos Santos são levados aos cemitérios. A iguaria feita de marzipã, ovos e calda de mel com água e açúcar, é utilizada como sobremesa nessa época.
Japão
Já os japoneses lembram dos ancestrais em 15 de agosto. Eles prestam homenagens aos que já se foram e celebram durante três dias seguidos, com danças e comidas especiais. No Japão, as pessoas ainda costumam retornar ao lar em que os falecidos viveram e limpar suas lápides nos cemitérios.
Austrália
O país australiano celebra o Dia dos Mortos de forma um pouco diferente dos outros países. Na Austrália, as pessoas lamentam e choram pelo nascimento das outras, pois eles acreditam que os recém-nascidos vem ao mundo para resgatar seus carmas e cumprir seu destino. Em contrapartida, quando alguém morre, os australianos festejam, pois ela está se libertando do sofrimento de se encontrar encarnada na Terra.
Foto: Pexels