O trabalho de instalação de 27 módulos geradores de energia solar fotovoltaica, adquiridos pela UFJF, foi iniciado e deve durar 60 dias. A universidade fez o investimento no início do ano, por R$ 2 milhões. As placas têm potência total de 500 kWp e devem ser ser distribuídas nos telhados nas unidades: Edifício Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia; Instituto de Artes e Design (IAD); biblioteca do Instituto de Ciências Exatas (ICE); e nas faculdades de Economia; Comunicação (Facom); e Odontologia.
A expectativa é de que essa mudança possa gerar retorno em cerca de quatro anos e meio, segundo o coordenador de Manutenção Elétrica, Eletrônica e Gestão, da Proinfra, Márcio Resende. A energia gerada pelos aparelhos entrará no sistema por meio da distribuição convencional, que é feita pela Cemig. As fontes de captação e conversão de energia solar devem contribuir com cerca de 15% do total que é demandado pela instituição e todas as edificações presentes no Campus serão beneficiadas por elas.
O objetivo, conforme Márcio, é a manutenção consciente dos recursos naturais, que se traduz em diversos benefícios para o meio ambiente, como a diminuição do desmatamento, a redução da emissão de gases do efeito estufa e a redução de poluição, por fontes contaminadoras, como o carvão. Esse investimento, segundo a UFJF, a coloca em sintonia com as ações ligadas à sustentabilidade que são realizadas ao redor do mundo, porque se utiliza de uma tecnologia econômica e renovável.
O post UFJF inicia instalação de usinas de eletricidade solar fotovoltaica apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora