Proposta deverá ser votada nesta 5ª feira, levando desenvolvimento social e econômico para outras regiões de uma forma mais rápida. Serão incluídas na CODEVASF o Vale do Mucuri, o Vale do Jequitinhonha e o Triângulo Mineiro
O Projeto de Lei 4.731/2019, relatado pelo senador Carlos Viana (PSD-MG), que amplia a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para as regiões do Jequitinhonha, Mucuri e Triângulo Mineiro está na pauta da sessão do Senado Federal, desta quinta-feira (13). Se aprovado o projeto, a CODEVASF atuará em mais de 330 cidades de Minas Gerais.
“Ao trazer o trabalho da CODEVASF para novas regiões de Minas Gerais, estamos contribuindo fortemente para impactos imediatos na melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem nestas áreas. O trabalho de desenvolvimento social e econômico, a geração de riqueza e renda nestas regiões poderá será feito de uma forma mais rápida, segura e eficaz”, ressalta o senador Carlos Viana.
A atuação da Companhia envolve, entre vários aspectos, a revitalização de bacias hidrográficas, o desenvolvimento territorial e a irrigação. É um conjunto de ações que são extremamente importantes para as regiões, principalmente para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que foram a esquecidos pelo poder público. “Onde a CODEVASF atual no norte de minas os resultados são visíveis com diversos setores, como produção de mel, bordados entre outros, que foram desenvolvidos em áreas que tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo. Por isso, nossa intenção de levar a Companhia para atuar nestas regiões”, diz o relator do projeto, Carlos Viana. Jequitinhonha e Mucuri representam cerca de 75 municípios.
Ao acrescentar no relatório do projeto o Triângulo Mineiro, região da Bacia do Araguari, na CODEVASF, o senador Carlos Viana inclui mais 20 municípios atendidos pela Companhia. “Com a entrada desta região, chegamos a um pouco menos da metade dos municípios mineiros atendidos pela CODEVASF. Ou seja, mais desenvolvimento econômico e social para os mineiros. Futuramente, apresentarei uma proposta para incluir outras áreas de Minas Gerais”, conclui o senador Carlos Viana.
Além da ampliação em Minas Gerais, o projeto prevê que a extensão da CODEVASF em bacias hidrográficas nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Ceará e Amapá
CODEVASF
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba foi criada em 1974 destinada ao fomento do progresso das regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba e de seus afluentes. Atua nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Piauí e Maranhão.