Nessa semana, o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, se reuniram para desencadear algumas questões referentes ao esporte em Minas Gerais. A princípio, não tem data definida para retorno aos gramados.
Além disso, os representantes debateram sobre os protocolos médicos indicados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). E apesar da entidade maior do futebol nacional estabelecer 17 de maio como prazo possível para retorno, as autoridades mineiras decidiram esperar que os órgãos da saúde, do país e do mundo, deem o alvo positivo para retorno.
A decisão foi que a Federação Mineira irá criar um protocolo médico que seja a base para o retorno do futebol e de todas as figuras que envolvem o esporte, dos dirigentes aos jogadores.
“Claro que, o momento adequado da volta dependerá da sinalização dos órgãos de saúde, em especial do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e de cada município do nosso estado. Cada cidade, cada prefeito que terá a condição de avaliar se é possível ou não a retomada do futebol em seu município. Mas a FMF pretende, em conjunto com o Estado, dialogar com todos os prefeitos e demais interessados, para que possamos ter o futebol em Minas o mais rápido possível. O importante neste momento é fazer tudo com cautela, planejamento e segurança, garantindo a prática sadia do futebol em todo o nosso estado”, declarou Adriano Aro.