HU cria área exclusiva para tratar pacientes com Covid-19

Servidores que vão atuar no atendimento aos pacientes passaram por capacitação (Foto: Divulgação HU)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) divulgou que passou a contar, nesta semana, com um espaço exclusivo para tratar pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Foram criadas uma área especial para atendimento aos pacientes e outra reservada para o descanso dos profissionais. Foi capacitada uma equipe que vai atuar especialmente nos atendimentos, também composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.

O novo espaço conta com oito leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 16 de enfermaria, possibilitando o atendimento de até 24 pacientes de forma simultânea. Já a capacitação dos servidores, segundo a assessoria do HU, envolveu desde o manuseio de equipamentos de proteção individual (EPIs) e limpeza até o recebimento de pacientes, sendo observados todos os cuidados de paramentação e fluxo de entrada até a enfermaria.

Inicialmente, o Hospital Universitário iria ofertar à rede municipal de saúde apenas um leito de enfermaria. Mas, diante da demanda crescente, este número foi ampliado para 24. A expansão só foi possível uma vez que a unidade conseguiu exames para o diagnóstico dos pacientes, conforme a assessoria. A partir do diagnóstico correto, é possível colocar pacientes em um mesmo espaço: “Se a gente não tivesse os exames, poderíamos ter no máximo 11 pacientes, um em cada quarto”, disse o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFJF, Sérgio Paulo Pinto.

Todos os quartos contam com monitor multiparâmetros e ventiladores, além de uma equipe já dimensionada e um médico específico para essa unidade. No local, pacientes com sintomas de coronavírus recebem o resultado em até 24 horas e, caso seja positivo, eles são destinados à área específica.

Segundo informou a assessoria do Hospital Universitário, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora da unidade, disponibilizou o montante de R$ 324.550 para as modificações e adaptações necessárias, como readequação do espaço físico.

Pacientes com sintomas não devem ir à unidade

Pacientes com sintomas de coronavírus não devem procurar o HU. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são referência neste tipo de atendimento. Além disso, pessoas que apresentem suspeita, com procedimentos agendados no HU, não devem comparecer à unidade, evitando a possível contaminação de outros pacientes e dos profissionais.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar