Dados comparativos das Polícias Militar e Civil, mostram que os casos de furtos nos comércios de Juiz de Fora, região da Zona da Mata, caíram mais de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo os agentes, a principal causa para essa queda é o isolamento social consequente da pandemia do coronavírus.
Entre janeiro e março de 2019, foram registrados 548 crimes. Nesse ano, esse número caiu para 491, uma redução de 57 ocorrências. O período de quarentena e, consequentemente, a diminuição no fluxo de pessoas nas ruas e diversos estabelecimentos fechados são as principais causas para a queda de registros. Mesmo assim, os policiais informaram que irão realizar ações preventivas na cidade para diminuírem ainda mais esses números.
Além disso, a Polícia Civil de Juiz de Fora divulgou medidas de prevenção contra o coronavírus para a população, entre elas está a utilização da Delegacia Virtual para registro de ocorrências, como acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos e danos simples; e a contribuição dos civis com as investigações por meio de denúncias realizadas através do Disque Denúncia Unificado, no número 181.