A imagem de um macaco segurando um filhote de leão viralizou nas redes sociais nesta semana. A cena lembra quando o babuíno Rafiki, do filme “Rei Leão”, segura o pequeno Simba. O flagrante foi registrado pelo guia Kurt Schultz no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.
Segundo o guia, vários babuínos estavam cercando o filhote. Ele até achou que o animal seria morto pelos símios. Porém, um deles pegou o leão e levou para o topo de uma árvore.
“Foi uma experiência estranha. Fiquei preocupado, pois se o filhote caísse não sobreviveria. O babuíno estava cuidando do filhote de leão como se fosse um filho seu”, explicou Schultz.
Ele contou ainda que os machos que costumam cuidar dos filhotes, mas que o animal que carregou o filhote de leão parecia uma fêmea.
“Em 20 anos como guia no Sul e no Leste da África, já vi babuínos matarem filhotes de leopardo e já ouvi sobre eles matando filhotes de leão. Nunca vi um carinho e uma atenção dessa maneira”, disse Kurt.
Ainda de acordo com ele, o filhote pode ter se perdido dos pais. Não se sabe se ele sobreviveu. O guia contou também que o leão adulto seria uma ameaça ao grupo de babuínos.