Ministério da Saúde investiga novo caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (28) que investiga um caso de coronavírus em Minas Gerais. Segundo o ministro Henrique Mandetta a pasta investiga uma paciente que apresentou sintomas compatíveis aos da doença.

Uma estudante de 22 anos que viajou para Wuhan, na China, está sendo acompanhada. Ela está no Brasil desde o dia 24 de janeiro. Além da mulher, 14 pessoas que tiveram contato com ela também estão sendo monitoradas.

A estudante havia sido internada na última sexta-feira (24) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no centro de Belo Horizonte, porém ela afirma não ter ido ao mercado de peixes da cidade chinesa e nem teve contato com nenhuma pessoa doente.

Quando esteve internada na Unidade do centro da capital, a estudante apresentava alguns sintomas respiratórios e febre baixa, de acordo com um boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ainda conforme a pasta, a mulher foi transferida para o Hospital Eduardo de Menezes, também na capital, que é referência no atendimento de doenças infectocontagiosas, emergências em saúde pública e atenção aos agravos de interesse sanitário.

A SES ainda declarou que o caso “se encaixa nos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, foi devidamente notificado ao Ministério como suspeito de coronavírus e segue em investigação”.

Somente na China, 106 pessoas morreram por conta do surto de coronavírus. Mais de 4 mil pessoas estão infectadas. Outros 15 países também já confirmaram casos da doença.

Veja a fala do Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, sobre o caso de Minas Gerais.

Pesquisar