Um novo programa na área de saneamento básico tem o objetivo de atender as áreas rurais do país e tirar do papel o plano de metas que universaliza o saneamento no campo. É o programa Saneamento Brasil Rural, apresentado nessa terça-feira pelo governo federal. O presidente da Funasa, Fundação Nacional de Saúde, Ronaldo Nogueira, destacou o papel do programa.
“Prevê ações de educação, saneamento e saúde. O programa também prevê parcerias com estados e municípios, e também outros órgãos do governo federal. Prevê metas de investimentos até 2038, com previsão de beneficiar 40 milhões de pessoas”.
Nogueira citou o tipo de comunidade rural que será beneficiada. “Pequenas comunidades rurais. Distritos, indígenas, quilombolas, assentamentos, agrovilas”.
São três eixos das estratégias, que devem ser executadas em conjunto: Gestão dos Serviços, Educação e Participação Social, e Tecnologia. As ações do Saneamento Brasil Rural começam já no ano que vem e a previsão é de investimento de quase R$ 219 bilhões, que sairão dos cofres federal, estaduais, municipais e da iniciativa privada.