O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado, anualmente, em 25 de novembro. Em Araxá, a Associação de Doadores de Sangue de Araxá (Sangue Bom), o Hospital Dom Bosco, a Santa Casa de Misericórdia, a UNIMED, a Secretaria de Saúde de Araxá, o Uniaraxá e o Rotary Clube de Araxá Sul em parceria com o Hemocentro de Uberaba, realizam a 11ª Campanha de doação de sangue.
A Campanha acontecerá no Uniaraxá, no dia 6 de dezembro, na ala da Fisioterapia, a partir das 8h. Serão distribuídas 100 fichas, mas este número poderá se estender até 120.
Ao doar sangue, o estoque do Hemocentro de Uberaba, que abastece Araxá e toda região, será ampliado. Quem doa sangue doa uma nova oportunidade de vida. Uma só doação pode salvar até quatro vidas.
Os voluntários passam antes por uma entrevista, pois existem condições, como sorologia positiva para HIV, que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não pode ser identificada dentro do período chamado “janela imunológica”, que pode ocorrer após os primeiros meses da infecção com o vírus.
É necessário apresentar, no ato da doação, documento original com foto: Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.
Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue. Órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle.
A exigência dos requisitos garante a saúde daqueles que doam e, especialmente, daqueles que receberão o sangue doado, já que ele não pode estar contaminado com outras doenças e colocar a qualidade de vida do paciente em risco.
Requisitos básicos para ser doador:
– Estar com boa saúde,
– Dormir bem na noite anterior à doação;
– Ter idade entre 18 e 64 anos;
– Pesar acima de 50 Kg;
– Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ser usuário de drogas;
– Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. (Após o parto normal, é necessário aguardar três meses e, após cesárea, seis meses para doação de sangue).
– Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;
– Não ter feito tatuagem, sobrancelha (definitiva, micro pigmentação), nos últimos 12 meses.
– Não ter sido vacinado contra gripe a menos de 30 dias.
– Não doe sangue em jejum, alimente-se antes da doação.
Tags:
Cidade
Campanha
Araxá
Postado originalmente por: Portal Imbiara