Chuvas voltam a causar estragos em creche comunitária

Enchente causou perda de materiais para creche comunitária. (Foto: Joanita de Almeida)

As chuvas ocorridas entre terça (19) e quarta-feira (20) causaram prejuízos ao Centro Educacional Adalberto Teixeiras Fernandes Filho, creche comunitária localizada na Rua Pedro Trogo, Bairro Santo Antônio, Zona Sudeste de Juiz de Fora. Com o temporal, o local sofreu com alagamento e, consequentemente, perda de materiais como colchões, alimentos, documentos e outros utensílios. Durante a manhã, a Defesa Civil e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana estiveram na creche para reparar os danos, mas as atividades da instituição não têm prazo para serem retomadas.

Durante a noite desta terça, Juiz de Fora teve chuvas de 29,4 milímetros, índice considerado acima da média, uma vez que representa 14% da expectativa para todo o mês de novembro. O volume foi suficiente para causar alagamento na creche que atende gratuitamente a cerca de 280 crianças. “Como nós perdemos colchões e alguns itens importantes, ainda não temos o dia certo (para voltar). Até porque também temos que dedetizar a creche. Nós já entramos em contato com o Departamento de Zoonozes, mas ainda não tivemos êxito nessa questão”, explicou Joanita de Almeida, coordenadora pedagógica da instituição.

Histórico de problemas

Os problemas com alagamentos são recorrentes no local. Conforme Joanita, há 20 anos as enchentes são comuns. Em março de 2018, a Tribuna noticiou prejuízos de R$ 20 mil da creche após chuva torrencial. Pouco mais de um ano depois, em abril de 2019, a perda financeira ficou nos R$ 10 mil, aproximadamente, também por consequência de chuvas.

“O alagamento chegou a mais ou menos um metro. Foi a maior enchente do bairro desta vez, foi ainda pior que as outras”, lamentou Joanita, que ainda não soube estimar a perda. “O problema é que a água do bairro inteiro só cai em duas ruas, com muitas manilhas quebradas e outras obstruídas”, completou.

Prefeitura realiza intervenção

Os consecutivos problemas motivaram obras para o aumento da capacidade de escoamento da rede pluvial na região, iniciadas pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Juiz de Fora (SO/PJF) há cinco meses. “No início, imaginou-se que seria uma obra pequena. Só que, quando abriu, viram que era um problema que vinha lá de trás, aí está tendo que fazer uma obra maior”, explicou Joanita.

“A SO construiu uma galeria na Escola Municipal Edith Merhey, na Rua Domingos Dalamura, e agora faz interligações da rede pluvial para a mesma, ampliando a captação de águas pluviais para evitar as inundações recorrentes em período chuvoso”, explicou a secretaria em nota enviada à Tribuna. No entanto, a SO também informou que “até o trabalho ser finalizado, o problema pode acontecer”. A expectativa é de que as obras sejam concluídas ainda este mês.

Parte dos materiais utilizados nas intervenções foram conseguidos com doações da própria comunidade do Bairro Santo Antônio, como as novas manilhas. “A gente se mobilizou para que a obra fosse feita da melhor forma”, afirma Joanita. Com as recentes perdas, a coordenadora pedagógica manifestou preocupação com a efetividade da intervenção realizada no local. “Foi feita uma galeria, e mesmo assim alagou. Será que, depois de terminar a obra, o problema vai continuar? Será que não teria que abrir a rua para ver, realmente, o real problema do que está acontecendo?”, questionou.

O post Chuvas voltam a causar estragos em creche comunitária apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar