O Ministério da Saúde está promovendo a 2ª fase do Movimento Vacina Brasil nas Fronteiras. A ação, que conta com a vacinação para sarampo e febre amarela, está sendo realizada em oito municípios brasileiros que fazem fronteira com Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. No total, 16 municípios terão suas ações de vacinação intensificadas.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal para essas doenças devido à reemergência do sarampo nas Américas e potenciais surtos de febre amarela em regiões do Brasil. A ação envolve países do Mercosul, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e países associados ao bloco como Bolívia e Colômbia.
Para atender à intensificação vacinal, o Ministério da Saúde enviou aos estados cerca de 11 mil doses da vacina de febre amarela e 11 mil de doses da vacina tríplice viral. Os municípios contam ainda com os estoques de vacina já existentes desde a primeira fase da ação, que ocorreu em setembro deste ano. A campanha é realizada conforme Calendário de Vacinação de cada país.
Já no Brasil, a vacina contra a febre amarela pode ser dada a partir dos nove meses de vida a 59 anos de idade e a vacina contra o sarampo a partir dos seis meses a 49 anos. No Uruguai, por exemplo, a vacina contra a febre amarela não será dada já que não faz parte do calendário de vacinação de rotina do país. Na Argentina, Paraguai e Uruguai, as crianças menores de 10 anos de idade são foco da campanha.
Fonte: Radioagência Nacional