A “Operação Oriente” realizada pela Receita Federal e a Polícia Militar de Poços de Caldas apreenderam na noite de ontem, 19, cerca de R$ 1 milhão em mercadorias importadas de forma irregular. Os produtos, em sua maioria de origem asiática são importados de forma irregular, eles foram encontrados em ônibus que chegavam até a cidade.
Entre os materiais, os fiscais da receita federal encontraram equipamentos eletrônicos, brinquedos, roupas e acessórios. Tudo seria vendido no comércio local e parte dos produtos não tinham nota fiscal.
De acordo com o delegado da receita federal de Poços de Caldas, Michel Lopes Teodoro, além de não possuírem nota, alguns produtos ainda não têm certificação de órgãos como o Inmetro. Tal comportamento causa danos ao consumidor e ao comércio local, já que os impostos não são recolhidos.
Em maio, uma operação parecida chamada “Operação Xangai” aconteceu e apreendeu mais de meio milhão em mercadorias. Essa “Operação Oriente” foi um desdobramento da anterior.
Na operação estiveram presentes o helicópetero Pégasus 07 da Polícia Militar para evitar fuga de veículos. Os envolvidos vão responder pelo crime de descaminho, que tem pena que varia de um a quatro anos de reclusão, conforme explicações da Receita Federal.
O post “Operação Oriente” apreende R$ 1 milhão em mercadorias apareceu primeiro em .
Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro