Recuperandas da APAC Feminina de SJDR se formam em Curso de Confeitaria

O curso foi realizado via parceria entre o Minas Pela Paz e o Sistema FIEMG.

Ensinar um ofício e oferecer uma oportunidade de se profissionalizar: esse foi o objetivo do curso de confeitaria do SESI/SENAI oferecido para as recuperandas da APAC Feminina em São João del-Rei.

Durante um mês, as internas aprenderam técnicas e receitas específicas para a área. O presidente da instituição, Antônio Carlos Fuzzato, falou sobre a importância de qualificar os recuperandos. “Nós sabemos que a maioria da nossa população carcerária é desqualificada profissionalmente, então nós queremos qualificá-los para uma profissão, que eles possam sair daqui com um emprego e não cometer mais crimes”, disse.

A instrutora de formação profissional do curso, Michele Márcia Cardoso, relata que essa área de confeitaria é carente de profissionais qualificados. “Além disso, profissionalizamos o recuperando que muitas vezes enfrenta o preconceito”.

A recuperanda Heliete Leite de Cavalcante, há 9 anos na APAC, conta que chegou na instituição com apenas com o sexto ano do fundamental e hoje faz curso superior em empreendedorismo.

Heliete também destacou a importância dos estudos oferecidos pela APAC. “É gratificante fazer outro curso profissionalizante porque nunca é demais você saber, também para aprendermos a fazer em casa para a família. Então, são os dois lados, o pessoal e o profissional”, afirma.

O curso foi realizado via parceria entre o Minas Pela Paz e o Sistema FIEMG. A cerimônia de formatura foi realizada na última terça-feira, 29 de outubro, na sede da APAC.

Foto: Reprodução/ Joyce Stampini

Pesquisar