Mais de um quinto da população brasileira é obesa, de acordo com o estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nessa quinta-feira (10).
A pesquisa mostra que o número de obesos passou de 12,7% em 1996 para 22,1% em 2016. Já a média da OCDE, que envolve países ricos, passou de 15,4% para 23,2%. Ou seja, o Brasil está se aproximando da taxa de obesidade dos países ricos.
O estudo foi feito levando em consideração o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) que analisa peso e altura da pessoa, de acordo com critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quase 11% das crianças brasileiras são consideradas obesas. Já nos países da OCDE, 9,9% das crianças estão cima do peso. De acordo com a pesquisa, crianças saudáveis possuem mais chances de um bom desempenho na escola e completar o ensino superior.
O levantamento afirmou que crianças obesas possuem menos satisfação com a vida e têm quase 4 vezes mais chances de sofrer bullying nas escolas. Por este motivo, o rendimento pode cair na escola.
Hoje, 11 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data foi criada para alertar a população que a alimentação saudável é fundamental e pode evitar diversas doenças.