Nessa semana uma pesquisa divulgada pelo IDC, empresa líder em inteligência de mercado, mostrou que mais da metade dos entrevistados de 18 a 49 anos de idade na Colômbia, Brasil e México usam o celular para acessar os serviços bancários e financeiros. Já entre as pessoas de 30 a 39 anos o uso chega a 61%.
Além disso, no Brasil, 65% dos entrevistados preferem usar o aplicativo do celular para abrir conta bancária ou até acessar um produto ou serviço.
O vice-presidente de Pesquisa do IDC para a América Latina, Jay Gumbiner, disse que conforme apontam os dados, a forma como as pessoas interagem e usam serviços financeiros reflete como a digitalização está mudando os mercados financeiro e bancário.
A pesquisa ainda informou que 45,3% dos brasileiros usam cartões de crédito e débito separadamente, enquanto 28,6% têm um cartão múltiplo.
Entre os três países entrevistados, o Brasil é onde mais se utiliza o cartão de crédito, sendo 57% das pessoas. Já no México, 38% utilizam o cartão de crédito.
Sete de cada dez brasileiros usam o cartão de débito principalmente para compras com valor acima de R$ 50, enquanto 39% diz usar o cartão de débito para compras abaixo desse valor.
Vale lembrar que a pesquisa “Como as FinTechs e Bancos Podem Democratizar os Serviços Financeiros na América Latina” foi realizada com 1.067 usuários de smartphones das classes A, B e C do Brasil, da Colômbia e do México, em maio deste ano.
(com supervisão de Victor Veloso)