Curiosidade: Adulto-contemporâneo é o formato musical de maior audiência do verão norte-americano. Classic Rock avança

Medição da Nielsen também aponta avanços nos formatos Classic Hits, Country e Alternative na audiência de rádio

É tradição do mercado de rádio dos Estados Unidos saber qual o formato que apresentou um melhor desempenho na temporada de verão, algo que também ocorre em outros períodos importantes do calendário, sempre com a intenção de acompanhar possíveis mudanças no hábito de consumo por parte da audiência. Assim como em anos anteriores, o formato adulto-contemporâneo manteve a liderança musical no share (partilha) da audiência, segundo medição da Nielsen. Porém, chama a atenção o avanço visto nas rádios formatadas como “classic rock”.

Para se ter uma ideia, o avanço das rádios Classic Rock foi de 7%, isso na comparação entre junho à agosto/2019 e janeiro à maio/2019. Ou seja, houve uma maior procura por estações desse gênero nos principais mercados dos Estados Unidos, estes que contam com a medição PPM (Personal People Meter). Classic Hits (4% de variação positiva), Country (2%) e Alternative (2%) foram os outros formatos que ampliaram suas participações na audiência durante o verão.

E o crescimento sazonal do formato Classic Rock é constante, com avanço de 5% no mesmo período em 2016, 8% em 2017 e agora 7% em 2019. Vale destacar que esse gênero conta com artistas como Led Zeppelin, The Rolling Stones, Pink Floyd, entre outros, na playlist executada.

“No passado, havia formatos como o Country ou Pop CHR crescendo mais nos meses de clima quente, mas essas tendências mostram que o interesse em ouvir músicas do catálogo do passado é um fator importante na maneira como os americanos usam o rádio durante o verão” afirma Jon Miller, vice-presidente de Audience Insights da Nielsen, em entrevista ao portal norte-americano Inside Radio.

Apesar de ter recuado em relação ao começo do ano (-2%), o formato adulto-contemporâneo mantém com folga a maior participação do total da audiência de rádio nos Estados Unidos entre os formatos musicais, com 8% de share entre junho à agosto/2019. Na sequência, o country aparece com o segundo maior volume (6.9%) e o Pop CHR com o terceiro (6.5%), apesar deste último também ter recuado em relação ao começo do ano.


Variação da participação de cada formato de rádio no total da audiência / Fonte: Inside Radio / Nielsen 

A liderança é do jornalismo

Assim como as medições de outros períodos, a maior fatia da audiência de rádio está concentrada no formato News/Talk, este que ficou com 9.1% do total no período de verão, gênero este que beirou os 10% de participação nos primeiros cinco meses de 2019. E, nos últimos anos, foi observado um avanço consistente no volume de audiência das rádios nesse formato.

*As informações são do Tudo Rádio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar