No dia 30 de agosto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar divulgou uma lista com 51 planos de saúde que vão ter a comercialização suspensa a partir desta sexta-feira (6).
O motivo da suspensão é devido as reclamações enviadas pelos consumidores nos meses de abril, maio e junho. As principais reclamações são referentes as coberturas e descumprimentos dos prazos máximos para a realização de consultas, exames e cirurgias.
Além disso, a análise das queixas é feita dentro do programa de monitoramento da garantia de atendimento, cujo objetivo é exigir que as operadoras assegurem aos usuários o acesso aos procedimentos previstos em contrato.
No entanto, para que a comercialização seja retomada a operadora vai precisar melhorar a qualidade do serviço para as 278,6 mil pessoas vinculadas atualmente aos 51 planos. Já os novos clientes não podem ser aceitos enquanto a ANS manter a suspensão.
Porém, a agência liberou a venda de 28 planos de saúde de 11 operadoras. Eles haviam sido suspensos em avaliações anteriores do programa de monitoramento da garantia de atendimento.
Para saber a lista completa dos planos liberados e suspensos acesse o site ans.gov.br. Além disso, é possível consultar informações do monitoramento de cada operadora, conferindo o histórico e verificado se a empresa já foi afetada em alguma avaliação passada. Ainda tem uma classificação das empresas de acordo com o desempenho no programa de monitoramento.
(com supervisão de Victor Veloso)