Uma inovação pretende agilizar o atendimento na saúde em Divinópolis. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) está em fase final de implantação. A intenção, basicamente, é criar um histórico digital da pessoa, para que as equipes de atendimento possam acessar e conhecer a quais cuidados ela já foi submetido.
O anúncio foi feito na última quinta-feira, quando foram detalhadas algumas das mudanças que vão ocorrer quando o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) assumir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dentro dos próximos 60 dias. A ferramenta trará, além de agilidade nos diagnósticos, redução de custos, pois evitará a repetição de exames.
Está terminando a implantação do prontuário eletrônico único que interliga todo o atendimento das unidades com a UPA. Então, o médico agora vai ter a possibilidade de enxergar o que esse paciente já teve de atendimento na unidade dele para evitar a repetição de procedimentos. Com a mudança, os profissionais da saúde poderão consultar as informações registradas por outros médicos durante atendimentos anteriores.
A Secretaria Municipal de Saúde também ressaltou que a implantação deste sistema permitirá reduzir os números de exames e medicamentos prescritos de forma errada.
Segundo a Semusa, o processo de introdução da ferramenta tem sido gradual e teve início no ano passado. O sistema interligando os dados dos pacientes já está funcionando em 93% das unidades de atenção primária. A expectativa da secretaria é de que, dentro de um ano, a atenção secundária também receba a ferramenta. Anteriormente, o sistema operava eletronicamente na maioria das unidades, porém os dados não eram interligados.
Fonte: Jornal Agora
O post Unidades de saúde terão prontuário digital único apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.
Postado originalmente por: Sucesso FM