O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já começou a realizar por todo Brasil a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Cerca de 108 mil domicílios de mais de 2 mil cidade participarão da coleta da pesquisa. Uberlândia será um dos municípios mineiros a participar com cerca de 100 residências.
O levantamento da apuração vai investigar os hábitos da população que podem levar a indícios prejudiciais à saúde. Sedentarismo, tabagismo, alimentação, consumo de álcool e doenças crônicas não transmissíveis são alguns dos itens que serão avaliados pelos pesquisadores.
Além desses hábitos, a PNS irá questionar a população sobre todos os tipos de violência social e qual o nível da prática nas cidades. Outros questionamentos estão relacionados ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Uberlândia, a pesquisa vai até novembro e deverá ser divulgada em 2021. O Ministério da Saúde e os agentes da PNS declaram que todas as coletas são confidenciais por garantia da lei constitucional n° 5534 e tais informações só podem ser usadas para fins estatísticos.