O Movimento Todos pela Educação divulgou uma pesquisa que aponta que a cada dez futuros professores do Brasil, seis estão se formando na educação a distância.
Do ano de 2010 a 2017 houve um crescimento de alunos de magistério com formação não presencial em faculdades públicas e particulares em 156%.
Sendo assim, com o crescimento da EaD, os cursos para formação de professores veio ganhado destaque nas grandes ofertadas pelas faculdades, especialmente Pedagogia, o mais procurado na modalidade.
O coordenador do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, da UFMG, Luciano Mendes afirmou que os futuros profissionais precisam trabalhar formas de dar aulas, para conseguir vencer os desafios dos ensinos fundamental e médio em Minas Gerais.
Já a coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniSant’Anna de São Paulo, professora Suzana Soós, disse que os cursos a distância oferecem ofertas maior da educação e formação de docentes, o que contribui para a melhoria do ensino no país.
Por fim, a presidente-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, relatou que a docência deveria ser tratada como questão chave pelos governos.
(com supervisão de Patrícia Marques)