Nessa segunda-feira (5), o Atlas da Violência divulgou por meio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicado (Ipea), os números que apontam que a cidade de Passos, na região Sul de Minas Gerais foi a que teve o menor índice de homicídios registrados em 2017, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Os dados mostram que Passos ficou em 1º lugar, com uma taxa de 7,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Ao todo, foram sete homicídios registrados e um oculto.
De acordo com o Ipea, os homicídios ocultos são aqueles casos classificados erroneamente como mortes violentas com causa indeterminada. A taxa é calculada conforme o número de habitantes.
Além disso, Varginha ficou em segundo lugar entre as maiores cidades do Sul de Minas, com taxa de 8,3 homicídios. Sendo assim, foram 10 crimes registrados e um oculto.
Já a cidade de Pouso Alegre teve uma taxa de 12,3 homicídios, devido a nove crimes registrados e nove ocultos. Poços de Caldas ficou em 5º entre as maiores cidades com 13 homicídio a cada 100 mil habitantes. Ao todo, foram 10 homicídios registrados e 12 ocultos.
Vale lembrar que o Ipea analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes para chegar aos números divulgados.
(com edição de João Costa)