População de Conceição do Pará recebe preparação para possível rompimento da barragem

A Mineira Jaguar e a Defesa Civil em Conceição do Pará realizam nesta segunda-feira (29) testes de sirene. O objetivo é de preparar a população caso haja alguma situação de emergência com o rompimento da barragem.

Segundo a empresa, a barragem passa por fiscalização constante, principalmente, depois que houve o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A intenção inclusive é evitar que tragédias como essa se repitam.

Está em vigor, desde janeiro, o decreto do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que recomenda a adoção de medidas necessárias à imediata fiscalização de todas as barragens classificadas como “risco alto” ou com “dano potencial associado alto” de acordo com relatório de Segurança de Barragens produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

As barragens da região que constam na lista são as estruturas das hidrelétricas de Gafanhoto, em Divinópolis; Cajuru, em Carmo do Cajuru; Retiro Baixo, em Pompéu; e as barragens de contenção de rejeitos de mineração B1, B2 e B4, em Itapecerica. Todas têm Dano Potencial alto – significa que, caso a barragem se rompa, poderá causar muitas mortes e grande destruição ambiental e material.

O post População de Conceição do Pará recebe preparação para possível rompimento da barragem apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar