Automedicação levou pelo menos 2 mil mineiros para hospitais por intoxicação

Intoxicação por medicação tomada sem orientação médica levou  pelo menos 2 mil mineiros aos hospitais nos últimos cinco anos. Buscar referências na internet para tomar medicamentos é um dos fatores que contribui para a intoxicação.

Só neste ano, 200 pessoas deram entradas em hospitais após se automedicarem. O consumo de medicamentos sem orientações médicas pode causar dores e até levar à morte.

As buscas na internet para encontrar um medicamento são comprovadas por um estudo feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), de pesquisa e pós-graduação para o mercado farmacêutico. Segundo o levantamento, 44% dos mineiros se automedicaram a partir de buscas no ambiente virtual no ano passado.

Segundo Yola Moreira, presidente do Conselho Regional de Farmácia, os índices de intoxicação são altos. “Muitas vezes as pessoas tomam medicamentos simples, mas por demorar a fazer efeito eles acabam tomando outras doses, o que pode levar à morte”.

Entre os medicamentos mais procurados pelas pessoas na internet e que por consequência mais ingeridos pelas pessoas estão analgésicos, relaxantes, anti-inflamatórios, antitérmicos e descongestionantes nasais, segundo estudo do ICTQ.

Outro estudo, feito pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), apontou que as mulheres costumam se automedicar mais do que os homens. A pesquisa apontou que elas costumam tomar remédios a partir de pesquisas feitas na internet pelo menos uma vez no mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar