Uso errado de celulares matou 23 pessoas no Brasil em 2018

Muita gente pode pensar que se trata de uma lenda urbana, mas o risco de acidentes elétricos com celulares é real. Somente no ano passado foram registrados 41 acidentes, dos quais 23 foram fatais, segundo a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel). Em Minas, foram dois acidentes devido ao uso errado dos aparelhos, nenhum deles foi fatal.  

Além de queimaduras graves na pele, os maiores riscos são de explosões, que podem gerar incêndios, e choques elétricos, que podem ser fatais ao se manusear os aparelhos enquanto estão conectados a carregadores, especialmente se isso for feito em ambientes úmidos, como o banheiro e a pia da cozinha.

Além de a pessoa correr o risco de sofrer uma queimadura ao utilizar o celular enquanto carrega, há também o risco de uma explosão, podendo resultar também em uma queimadura química por causa dos componentes da bateria do celular. O risco é ainda maior  com o uso de carregadores piratas, já que produção deles não atende aos padrões internacionais exigidos pelos fabricantes regularizados.

Para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a quantidade de ocorrências do tipo tem aumentado e há características semelhantes na maioria dos casos. Normalmente os acidentes acontecem em imóveis mais simples, onde há ligações de energia irregulares, os chamados ‘gatos’, e fios desencapados. Nesses locais, os riscos de acidentes com celulares são ainda maiores.

O post Uso errado de celulares matou 23 pessoas no Brasil em 2018 apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar